Precursor do cinema LGBT+ na França, Philippe Vallois ganha mostra inédita e visita BH e Juiz de Fora

  • ícone de compartilhamento

Com cinco décadas de carreira e aproximadamente 30 trabalhos realizados, o cineasta francês Philippe Vallois ganha pela primeira vez no Brasil uma mostra dedicada à sua extensa e pungente trajetória. “Philippe Vallois: cartografias do desejo”, realização da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e da Embaixada da França no país, apresenta, de 20 a 25/8, no Cine Humberto Mauro, no Centro de Belo Horizonte, um panorama das obras do prestigiado diretor e leva ao público cinco longas e dois curtas metragens.

Além de um passeio pela filmografia do realizador, considerado o pioneiro do cinema LGBT+, o evento vai contar com uma masterclass ministrada por Vallois, que pisa pela primeira vez em território brasileiro, e também com uma noite de celebração para comemorar os 74 anos de vida do artista. A programação é gratuita e também estará disponível com exclusividade, de 26/8 a 26/9, na plataforma cinehumbertomauromais.com.

Os longas “Johan” (1976), “Nós Somos um Só Homem” (1979), “Halterofilia: a serpente arco-íris” (1983), “Um perfume chamado Said” (2006), “O círculo dos pervertidos” (2016), e os curtas-metragens “Paris à Noite: Republiqué Bastille” (1976) e “Segredos de Filmagem” (2006) integram a programação, que vai contar com a presença do diretor durante o período da mostra. Com tradução simultânea para o português, Vallois irá ministrar, às 19h30 de 23/8, no Cine Humberto Mauro, uma masterclass sobre sua trajetória no cinema. E em 25/8, a partir das 22h, nos jardins internos do Palácio das Artes, o diretor celebra seu aniversário de 74 anos junto ao público do evento.

A programação completa está disponível no site da FCS.

“Agosto Multicor” em Juiz de Fora

Além do Palácio das Artes, parte da programação da mostra “Philippe Vallois: cartografias do desejo” será realizada em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O trabalho do diretor francês será exibido de 16 a 19/8 no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e integrará a programação do evento “Agosto Multicor”, que tem como objetivo democratizar o acesso à produção educativa e cultural LGBT+, promovendo o intercâmbio entre artistas locais e internacionais.

O Agosto Multicor é uma realização da Secretaria de Turismo de Juiz de Fora, parceira da mostra. Philippe Vallois e Bruno Hilário estarão presentes na cidade para uma série de debates com o público local, além de participarem das demais atividades do Agosto Multicor, como o 40º Miss Gay Brasil e Rainbow Fest.

Serviço

Philippe Vallois: Cartografias do desejo


Belo Horizonte

Data: 20 a 25/8

Local: Cine Humberto Mauro - Avenida Afonso Pena, número 1.537 – Centro - Belo Horizonte (MG)

Entrada gratuita

Juiz de Fora

Data: 19 a 25/8

Local: Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) - Rua Benjamin Constant, número 790 – Centro - Juiz de Fora (MG)

Entrada gratuita

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.