Presos vão fabricar blocos com rejeitos siderúrgicos para pavimentação de vias
Cinco presos que cumprem pena no Presídio de Timóteo, no Vale do Aço, já estão em treinamento na oficina de blocos instalada dentro da unidade prisional para aprenderem a fabricar, a partir de rejeitos da siderurgia, peças tipo bloquetes que serão usadas para fazer o calçamento de vias públicas e praças do município. O trabalho é resultado do projeto “Novos Caminhos”, que será assinado nesta quinta-feira (19/9), em Timóteo, por sete instituições públicas e privadas.
Assinam a parceria a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Usiminas, a Prefeitura de Timóteo, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Vale do Aço e a Empresa Precomol – Pré-Moldados e Construções.
Os rejeitos siderúrgicos, chamados de siderbrita, serão doados pela Usiminas e, o que antes era descartado e não tinha utilização sustentável, agora será transformado em calçamento, beneficiando toda a população. O trabalho de cinco internos – já com previsão de contratação de outros cinco – irá gerar um ciclo de sustentabilidade ambiental somado à ressocialização de indivíduos presos. A Apac também disponibilizará mão de obra prisional para fazer o trabalho de pavimentação do novo calçamento na cidade.
A destinação sustentável do resíduo siderúrgico e o emprego da mão de obra prisional torna o projeto de grande importância em termos ambientais e sociais. O uso dos blocos gera economia para os cofres públicos, protege o meio ambiente e contribui com a ressocialização, por meio da qualificação da mão de obra dos detentos.
Serviço:
Evento: Lançamento do Projeto Novos Caminhos
Data: 19/9/2019 – quinta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório da Prefeitura de Timóteo
Endereço: Avenida Acesita, 3.230 – bairro São José - Timóteo (MG)
Mais informações: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - (31) 3915-5899 / 5543 / 5551 / 5553