Programa Conexão Mata Atlântica leva 60 mil mudas à Zona da Mata mineira
Uma ação de reflorestamento está em andamento na Zona da Mata mineira. Por lá, 60 mil mudas nativas e exóticas foram plantadas, entre outubro de 2020 e janeiro deste ano, em 18 propriedades rurais cadastradas no Projeto Conexão Mata Atlântica. Com meta de chegar a 84 mil mudas, até o próximo mês de março, a ação de fomento é coordenada por servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que prestam acompanhamento técnico aos inscritos no projeto.
O plantio está ocorrendo em áreas de integração lavoura, pecuária e floresta; em áreas degradadas; de reserva legal ou de preservação permanente. A maior parte dos plantios promovidos pela iniciativa é feito por empresas contratadas via recursos do projeto.
O Conexão Mata Atlântica é uma iniciativa do governo federal e dos governos de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, com apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente ((Global Environmental Facility – GEF). O projeto tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) como executora financeira.
Em Minas, ele é executado pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), além do IEF e Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Em MG, são 175 propriedades rurais da Zona da Mata inscritos na iniciativa, somando um total de 1.621,74 hectares atendidos com cercamentos, doação de mudas e plantio.
Mais informações em www.meioambiente.mg.gov.br.