Projeto avalia qualidade serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário
O projeto Mais Água & Esgoto avaliou, em 2021, 249 municípios mineiros e analisou mais de 4 mil constatações relacionadas aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, como qualidade do recurso hídrico, paralisações no abastecimento, solicitações, reclamações, contratos, entre outras. A iniciativa é executada pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).
Desde o lançamento do projeto, em 2018, já foram avaliados 393 municípios e registradas mais de 7 mil constatações. Assim, a Arsae-MG alcança uma marca expressiva na avaliação dos sistemas de abastecimento de água e esgoto. Pela primeira vez, desde o início de sua atuação, a agência esteve presente nos 641 municípios regulados por ela, seja por meio de fiscalizações operacionais presenciais, remotas ou pelo projeto Mais.
A iniciativa tem como objetivo monitorar e avaliar informações dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de forma remota, por meio de dados enviados periodicamente à Arsae-MG por prestadores de serviços regulados. O Mais Água e Esgoto é desenvolvido pela equipe da Gerência de Informações Operacionais (GIO).
Correções
As constatações são enviadas aos respectivos prestadores para correções e esclarecimentos. Eles têm, em média, de duas a três semanas para responder aos questionamentos e retornar à agência.
De acordo com a equipe da GIO, nos casos em que há ausência de informação, o prestador deve enviar os dados faltantes. Quando há inconsistência nos números é pedida a correção e o envio das informações certas. Por fim, quando há mau desempenho o prestador deve encaminhar o motivo da atuação insatisfatória e apresentar as ações para solucionar o problema.
Em seguida, as fichas seguem para a Gerência de Fiscalização Operacional e podem se tornar processos fiscalizatórios, principalmente diante de pontos não solucionados via Mais Água e Esgoto.
Na página do projeto é possível acessar o parecer técnico elaborado pela Gerência de Informações Operacionais. Clique aqui para conferir a avaliação de seu município de interesse.