Projeto da Epamig leva ciência para escolas públicas e privadas de Minas Gerais

  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), leva o laboratório para as salas de aula mineiras. O projeto “Epamig nas Escolas: Ciência Itinerante” proporciona aos estudantes a oportunidade de assistir palestras e interagir com microscópios, lupas, placas e lâminas com insetos e microrganismos.

A iniciativa busca popularizar a ciência e conscientizar as crianças a respeito da preservação do meio ambiente, conforme a pesquisadora da Epamig, Wânia Neves. Ela lembra que a agenda de 2020 está aberta e que o projeto não se limita apenas a escolas da rede pública.

“Nas visitas às instituições de ensino levamos uma maquete como forma de ilustrar uma propriedade rural de pequeno porte e as práticas agroecológicas utilizadas na agricultura sustentável. Por meio de figuras, abordamos a importância de preservar os insetos e os organismos agentes de controle biológico de pragas e doenças”, explica. 

A primeira ação do Epamig nas Escolas ocorreu em outubro do ano passado na Escola Municipal Professor Paulo Mário Del Giudice, em Viçosa, na Zona da Mata. A atividade é parte de um projeto mais amplo, chamado “Bioeconomia na Agricultura Familiar”, que busca promover o desenvolvimento rural, a produção agrícola sustentável, a segurança alimentar, a popularização da ciência e a melhoria da qualidade de vida da população.

Próximas ações

O projeto itinerante, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estará presente nesta terça-feira (11/2), às 8h20, na Escola Família Agrícola Puris, em Araponga, na Zona da Mata. No dia 4/3 será a vez da Associação de Proteção e Amparo Social (Apas) de Viçosa.

Informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo número (31) 3891-2646.