Projeto da Sedese é o convidado da 15ª CineBH

  • ícone de compartilhamento

O Projeto Trajeto Moda, estratégia que integra o Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), vai participar como convidado da 15ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (CineBH), que será de 28/9 a 3/10.

A participação do projeto acontece no contexto em que a Mostra CineBH amplia o diálogo e a conexão com comunidades, coletivos e projetos sociais, que podem apresentar o resultado de seus trabalhos.

O objetivo do Trajeto Moda é criar condições para o desenvolvimento da autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial aquelas vítimas de violência e outros abusos, contribuindo para que elas sejam protagonistas de suas próprias histórias. Por meio do projeto são oferecidas capacitações em corte e costura, além de outras formações – como em direitos humanos, liderança, associativismo e vendas – que promovam conhecimento e prática para estabelecer células autossustentáveis, de forma a estabelecer uma rede produtiva na região onde moram.

Atualmente, o projeto piloto atende dez mulheres do Aglomerado da Serra e sete líderes de cada uma das cidades-sede das Regionais da Sedese (Muriaé, Governador Valadares, Salinas, Almenara, Diamantina, Teófilo Otoni e Montes Claros) onde estão os 73 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais.

Curtas e debates

As mulheres do Trajeto Moda participam da sessão especial Mulheres em Cena, com apresentação de cinema seguida de bate-papo. A parceria com o CineBH lança mão da arte como ferramenta para questionamentos, reflexão e transformação, e amplia os espaços de discussão sobre as realidades, os desafios e a importância do protagonismo da própria história para as mulheres atendidas pelo projeto.

Serviço

Sessão Especial - Mulheres em Cena

Dia: 30/9/2021 (quinta-feira)

Horário: 10h

Local: Cine Sesc Palladium | - Rua Rio de Janeiro, 1056, Centro, Belo Horizonte