Projeto de incentivo à ciência, tecnologia e inovação terá nova etapa em março
Debater a importância do segmento ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para a sociedade e fomentar seu desenvolvimento em todo o estado faz parte dos objetivos do Fórum Técnico Mineiro Pela Ciência, evento promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e organizado por entidades como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Lançado em setembro de 2019, o Fórum objetiva criar, de forma colaborativa, um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais. A ideia é que o Plano embase ações legislativas e do governo para essas áreas, de forma a reduzir as desigualdades social, de gênero e de etnia, além de garantir a recuperação, conservação, sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.
A iniciativa busca, também, debater a CT&I como propulsoras do desenvolvimento econômico e social do Estado, além de mobilizar instituições, poderes públicos, empresas e movimentos sociais para garantir investimento. Para o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, o segmento está entre agendas prioritárias “e precisa ser tratado como estratégico pelo Estado”.
Além da Fapemig, participam do Fórum: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação João Pinheiro (FJP), Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além de associações, sindicatos faculdades, escolas, instituições e universidades federais e órgãos públicos mineiros. Ao todo, são mais de 30 instituições em prol da ciência. Confira a lista completa aqui.
Preparação e encontros regionais
Desde o ano passado, as instituições participantes veem discutindo estratégias de mobilização e trabalhando na programação de encontros regionais. A próxima agenda está prevista para 9/3, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é gratuito e aberto ao público.
Ao todo, nove cidades do Estado sediarão debates regionais. A etapa final será em BH, e um documento com os resultados dos projetos alinhados durante os encontros será apresentado.
Se você ou a entidade em que estuda ou trabalha quer participar, faça sua inscrição aqui e confira a agenda dos encontros abaixo.