Projeto de inovação do Governo de Minas ganha prêmio nacional

  • ícone de compartilhamento

Trabalho realizado pelo Laboratório de Inovação do Governo de Minas – LAB.mg foi premiado no IX Encontro de Administração Pública da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) - EnAPG 2022, realizado na última semana. O projeto "Ciências comportamentais aplicadas às políticas públicas: cocriação de soluções para auxiliar na redução do absenteísmo no serviço de emissão de Carteira de Identidade em Minas Gerais" foi reconhecido como o melhor artigo dos eventos divisionais da Anpad. 

O objetivo do prêmio é disseminar e contribuir para a compreensão, análise e intervenção prática quanto à construção de estratégias e capacidades na Administração Pública brasileira.

O LAB.mg, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), apresentou dois trabalhos. Além da solução para melhorar o serviço de emissão de carteira de identidade, também foi apresentado o projeto “Inovação na Gestão Pública para a Transformação Digital do Controle da Cadeia do Carvão Vegetal".

“Receber essa premiação nos deixou muito contentes, pois ela representa o reconhecimento do esforço em aplicar abordagens inovadoras para a melhoria dos serviços prestados pelo governo, além de disseminar novas práticas no país”, comenta uma das autoras do projeto, a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Débora Miranda, que atua na diretoria Central de Inovação da Ação Governamental da Seplag-MG.

Melhoria de serviços

O trabalho premiado traz um relato da experiência do Laboratório de Inovação na busca pela redução do absenteísmo no serviço de emissão da Carteira de Identidade na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, em Belo Horizonte. Absenteísmo é uma taxa de atrasos ou faltas recorrentes. Neste caso, essa taxa é calculada a partir do número de pessoas que agendam a emissão do documento, mas não comparecem e também não cancelam previamente.

“O artigo registra e divulga a experiência do LAB.mg em parceria com a Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços (Subgoves) da Seplag-MG na aplicação das ciências comportamentais para melhoria dessa taxa. Acreditamos que este trabalho possa contribuir para a compreensão dos gestores governamentais de como as ciências comportamentais podem ser aplicadas em prol do aprimoramento da prestação dos serviços públicos”, explica Débora.

Sobre o Lab.MG 

O LAB.mg atua em projetos de fomento à inovação no Governo de Minas, voltados para a transformação de serviços, melhoria da experiência do usuário e soluções para os desafios públicos. 

Alguns exemplos de ações do LAB.mg são a simplificação dos serviços prestados pelo Governo de Minas, simplificação de linguagem e ampliação da acessibilidade, e apoio na construção de serviços digitais que visam a inclusão, como a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).