Projeto de soltura de animais silvestres está entre vencedores de prêmio de sustentabilidade
O projeto Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas), de gestão compartilhada entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é um dos campeões da 11ª edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza. O título foi conquistado como melhor exemplo em biodiversidade na categoria Fauna.
Além da conquista do Asas, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) levou mais um prêmio. A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, foi escolhida a Personalidade do Ano.
Asas
O Asas, que conta com a colaboração e parceria do Instituto de Pesquisa Waita, promove o retorno de animais silvestres à natureza após passarem por tratamento e reabilitação nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e nos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Minas Gerais, compartilhados ou não com o Ibama.
A iniciativa premiada consiste na identificação e cadastro de propriedades rurais com condições ambientais e estrutura adequadas ao recebimento de animais da fauna silvestre, com objetivo de devolvê-los aos seus habitats naturais. Os proprietários dessas áreas se voluntariam para apoiar o Estado na execução do projeto. Atualmente, 62 propriedades estão cadastradas e aptas para uso em Minas Gerais e a expectativa do IEF e do Ibama é quase triplicar o número até 2024.
- Clique aqui para ver vídeo de apresentação do Projeto Asas
Mais premiações
Além da vitória na categoria fauna, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) também levou o Prêmio Hugo Werneck na categoria personalidade do ano, que ficou com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo de secretária de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, cadeira que ocupa desde setembro do ano passado.
O Governo de Minas teve ainda outros dois reconhecimentos dentro da premiação, com projetos envolvendo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). No primeiro deles, a autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), levou o Destaque Estadual pelo Conjunto da Obra. Em outra categoria, a Prefeitura de Glaucilândia foi homenageada com o projeto executado em parceria com a Emater-MG, ocupando o 1° lugar na categoria “Tecnologias Sociais Sustentáveis”.