Projeto do Tesouro Estadual é finalista do 26º Concurso de Inovação no Setor Público

  • ícone de compartilhamento

O projeto “Stefan”, sigla para Subsecretaria do Tesouro Estadual Frente de Automatização do Negócio, desenvolvido e implementado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), é finalista do 26º Concurso de Inovação no Setor Público, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A iniciativa do Tesouro Estadual disputa o prêmio com outros cinco concorrentes em sua categoria (Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e do Distrito Federal) após ter passado pela primeira etapa, que contou com 284 trabalhos inscritos.

Nesta quarta-feira (30/11), será realizada a etapa de defesa do projeto para a banca de avaliadores. A apresentação, que será on-line, ficará a cargo do assessor da STE Pedro Vinicius Campos, que divide a autoria do Stefan com os colegas Pedro Augusto Moreira Dias, Vanessa Lamego Avendanha, Evelyne Cirilo Sousa e o subsecretário do Tesouro, Fabio Amaral. O vencedor do concurso será conhecido em 12/12.

Da iniciativa

Stefan nasceu diante da saturação tecnológica de controles e com foco em mitigar riscos que permeavam processos críticos do Tesouro. A Frente de Automatização de Negócio da Subsecretaria do Tesouro Estadual atua na modernização dos processos de gestão da tesouraria, automatizando rotinas e empregando técnicas de ciência de dados. Assim, tem como objetivo impulsionar a transformação digital do Tesouro, reduzindo a interação manual dos servidores na operacionalização de atividades e agregando maior celeridade, eficiência e segurança aos processos.

Para tanto, substitui os controles arcaicos anteriormente utilizados por modelos mais modernos e de maior performance e escalabilidade. Direcionada pelos métodos ágeis, Stefan é responsável por executar diversas atividades de forma automática tais como atualização dos portais de transparência do Tesouro, apuração de metas do PPAG, consolidação e análise de bloqueios judiciais, solução em RPA para automatização de registros, entre outras.

A iniciativa é estruturada sobre quatro grandes pilares: gestão de processos; gestão de riscos; automatização e sistematização do negócio; e gestão do conhecimento.

"O trabalho representa todo o processo e cultura de inovação e modernização vivenciado no Tesouro nos últimos quatro anos e o simples fato de classificar para a final do concurso já representa um grande reconhecimento da efetividade da iniciativa", destaca o subsecretário Fábio Amaral.

Sobre o concurso

Com o propósito de incentivar a inovação, o concurso reconhece e valoriza equipes de servidores que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. Além de reconhecer essas iniciativas, o prêmio promove a disseminação das práticas em nível nacional. Tudo isso com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados à população e tornar o Estado cada vez mais eficiente, proporcionando melhores resultados, diminuindo custos, engajando o cidadão e transformando a sociedade.