Projeto “Passarinhando na Ibituruna” é lançado na Semana do Meio Ambiente
Com o objetivo de mobilizar a comunidade local para ações votadas à preservação da biodiversidade na região, o Vale Silvestre Ecopark, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Circuito Trilhas do Rio Doce e a Secretaria de Meio Ambiente de Governador Valadares lançou o projeto “Passarinhando na Ibituruna”, desenvolvido no interior do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna.
O projeto apresenta uma lista de espécies de avifauna registradas desde 2008, com 236 espécies de aves, dentre elas 15 endêmicas da Mata Atlântica e cinco espécies ameaçadas de extinção nos diferentes status conservação.
Painéis com QR code com o som e informações sobre as aves registradas no local foram disponibilizados, além da apresentação de roteiro para a ampliação dessa lista em mais regiões e locais que visam compartilhar deste mesmo interesse.
Clique aqui e conheça a lista.
O projeto, lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), foi iniciado com levantamento da fauna e flora da região, visando ao desenvolvimento do turismo por meio da preservação do meio ambiente.
Para a bióloga Cláudia Pimenta, o projeto é um verdadeiro tesouro ambiental da Ibituruna, em Governador Valadares, colocando essa área como potencial turístico para observação de aves (birdwatching), visando à preservação da biodiversidade e a sustentabilidade desse novo nicho de turismo.