Projeto Saúde em Rede é expandido
A Escola de Saúde do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram a oficina "Saúde em Rede". O objetivo é expandir e retomar algumas questões do Ciclo de Formação e apresentar as atribuições e o perfil dos analistas regionais.
As oficinas têm como público-alvo referências técnicas das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado.
O projeto, direcionado a profissionais que atuam nas regionais e estão presentes no dia a dia das regiões de Saúde, abordou temas como ciclo de formação e das atividades de competência dos analistas (profissionais do Nível Regional da SES/MG), que serão responsáveis por realizar a formação de tutores municipais e apoiá-los na implementação das mudanças nos processos de trabalho, além de exercer importante papel de governança regional.
O papel do analista regional e expectativas em relação ao trabalho das regionais também foram abordados e os objetivos do projeto destacados. São eles: realização de consultas especializadas mais resolutivas e com menos filas para atendimento; promover maior satisfação do usuário na atenção primária; buscar menor número de internações hospitalares; garantir a utilização mais eficiente dos recursos empregados na saúde e estruturar uma rede de atenção para atendimento da população no modelo de atenção às condições crônicas.
Saúde em rede
Iniciado em 2019, o Saúde em Rede tem sido expandido para todo o território mineiro pela parceria entre SES e ESP.
Saiba mais sobre as oficinas já realizadas em: http://www.esp.mg.gov.br/component/gmg/story/2177-