Projeto Unimontes Solidária chega ao município de Olhos D’Água

  • ícone de compartilhamento

A prática extensionista, que transforma o conhecimento adquirido na universidade em práticas voltadas para a comunidade, mudará a rotina de Olhos D'água. O município de 6,1 mil habitantes, no Norte de Minas, receberá a primeira edição do projeto Unimontes Solidária no segundo semestre de 2019.

Os trabalhos começam nesta quinta-feira (22/8) e seguem até o sábado, com a participação de 27 alunos de diversos cursos ministrados no campus-sede. A Unimontes conta, ainda, com parceiros da Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit), Prefeitura e da Polícia Militar, e apoio da DiQuali Odontologia. Na programação, uma série de atividades nas áreas de esporte, lazer, saúde, educação, tecnologia e políticas sociais.

A programação será aberta com o atendimento dos alunos da Escola Municipal Paulo Vieira Souto, com oficinas temáticas de “Educação em Saúde” de orientação sobre higiene pessoal e alimentação saudável, esporte, lazer, recreação, cuidados e prevenções sobre o uso da internet.

Outro destaque serão as oficinas sobre preservação ambiental, já que o município de Olhos D’Água tem uma série de cachoeiras, lagoas, rios e sítios arqueológicos. Para a população da terceira idade, as atividades incluem atendimento dos integrantes do Grupo “Melhor Idade”, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com oficinas sobre saúde, direitos e deveres estabelecidos no Estatuto do Idoso.

O segundo dia do Unimontes Solidária começa com uma ação dirigida aos produtores rurais e feirantes, com atividades multidisciplinares e oficina de robótica. Já os alunos da Escola Estadual Sebastião Vieira Dias, participarão do projeto “Cinema Comentado”, com a exibição do curta-metragem “O diálogo do Crack”, que narra situações de vulnerabilidade a partir do envolvimento de jovens com as drogas. A Polícia Militar será parceira na ação.

Na mesma escola, os acadêmicos da Unimontes ministram palestras sobre educação em saúde: orientações sobre os riscos das DST’s, métodos contraceptivos e orientações sobre o início da vida sexual, oficina sobre cyberbullying e fake news, atividades de lazer, esportes e recreação e oficina de robótica.

O incentivo às atividades físicas para crianças, jovens, adultos e idosos será a tônica na programação do último dia. Haverá passeio ciclístico e caminhada ecológica no percurso entre a cidade e a Cachoeira Labatu. No local, haverá um mutirão de coleta de lixo, com atividades lúdicas sobre o meio ambiente, e gincana esportiva. No encerramento, uma “Noite Cultural”: terá apresentação da Banda Volts e de acadêmicos da Unimontes, além de talentos locais.

Contatos para entrevista: professor Gilson Fróes, coordenador - (38) 99138-2702