Projeto valoriza uso de plantas medicinais
Identificar e valorizar a cultura popular de cultivo e utilização de hortaliças tradicionais e plantas medicinais nos cuidados com a saúde e na agropecuária. Esses são os objetivos do projeto Saúde no Meu Quintal, desenvolvido em quatro municípios da Zona da Mata mineira: São Pedro dos Ferros, Raul Soares, Jequeri e Santo Antônio do Grama.
A iniciativa é da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), e conta com a parceria da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Parque Estadual do Rio Doce, prefeituras, Igreja Católica, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Por meio do projeto, 110 participantes puderam compartilhar experiências, identificar as plantas medicinais mais comuns, realizar a troca de mudas e sementes, e o preparo de receitas. “Ainda podemos ressaltar a prática dos agricultores em relação ao uso de plantas medicinais para a conservação e saúde do solo, plantas e animais, possibilitando produzir de forma sustentável”, diz a coordenadora da área de Bem-estar social da Emater-MG, Sheilla Lourdes de Oliveira Forza.
Redução de agrotóxicos
A coordenadora ressalta que a iniciativa tem ajudado na redução do uso de agrotóxicos nas hortas e pomares, contribuindo para o bem-estar das famílias e a preservação ambiental. “O trabalho proporcionou aos agricultores, que sempre recorriam a produtos veterinários ou insumos sintéticos, uma segunda opção. Agora, eles produzem a preços baixos preparos para os males mais simples e corriqueiros na propriedade”, relata.
O projeto também tem realizado diversas oficinas: produção de caldas naturais, homeopatias, pomadas, xaropes, óleos, tinturas e plantio de mudas.
Prêmio
O Projeto Saúde no meu Quintal foi um dos vencedores regionais do prêmio MelhorAção 2020. Os autores do projeto são da unidade regional da Emater-MG de Ponte Novas: Andréia Cristina Moreira Lopes, Luivia Maria Pereira Martins, Lucemar Coura, Sheily da Silva Milagres e Renato Santos Silva.