Rede Minas celebra 35 anos com novidades na programação

  • ícone de compartilhamento

Neste ano, a Rede Minas comemora os 35 anos da emissora pública do estado. Criada em agosto de 1984, teve a primeira transmissão no dia 8 de dezembro daquele ano. Em comemoração à data, uma nova grade de programação será lançada na próxima segunda-feira (28/10). Atrações inéditas, parcerias e horários diferentes preenchem a tela e prometem informação, educação, cultura e entretenimento.

Novidades

Estações: Entre as novidades, está a estreia do programa “Estações”. Assim como a expressão “trem” faz parte do cotidiano dos mineiros, as estações ferroviárias também foram importantes. Pelas linhas férreas que cortam Minas passaram pessoas, muitas histórias e mistérios. Na primeira temporada, o programa mostra um dos ramais da Estrada de Ferro Central do Brasil. Construída no início do século XX, foi a primeira estrada de ferro a entrar em Minas. No dia 29/10, às 20h30, o público vai conhecer as memórias e as lembranças da Estação Belo Horizonte, na capital.

Minas da Gente: A Rede Minas percorre o estado, também, em “Minas da Gente”, aos domingos, às 12h. A equipe da emissora realizou uma travessia de 2 mil quilômetros e visitou cidades do Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo. Na tela, o público confere histórias de moradores que, mesmo diante das dificuldades, encontram na vida coragem, força e arte. 

Edição Especial: Séries de reportagens especiais são apresentadas ao público, de segunda a sexta, às 21h, e de terça a sexta, às 23h15.

Parcerias levam atrações exclusivas

O projeto “Sempre um papo”, criado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges para fomentar a leitura, está repaginado e se transforma em programa exibido todos os sábados, às 21h. 

O “Mundo Urbex” é outra novidade que vai ao ar, pela primeira vez, na TV. O programa, que conquistou internautas, faz uma verdadeira exploração no espaço urbano em locais abandonados. O foco é não deixar desaparecer a história de lugares que estão se tornando ruínas. Todas os domingos, às 16h.

Conteúdos dedicados à Saúde, Educação e Sustentabilidade também marcam presença em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). São cinco programas que vão ao ar, de segunda à sexta, às 7h30.

Galápagos” é outra atração. Produzida pela BBC, a série mostra a fascinante história das Ilhas Galápagos, no Equador. A produção revela não só a atividade vulcânica, fauna e a flora da região, assim como analisa o importante papel na formação da Teoria da Evolução, de Charles Darwin. A série vai ao ar todos os domingos, às 15h.

A emissora passa a exibir, também, o “Café Filosófico”, que busca compartilhar as ideias de grandes pensadores contemporâneos, diariamente, às 0h.

Novos horários

A Rede Minas altera os horários de alguns programas para melhor atender o público. Entre os diários, o jornal “Minas em Rede” vai ao ar às 8h30 e o “Opinião Minas” às 9h. O “Coletânea” passa a ser exibido às 18h, de segunda a sexta-feira, mas em mesmo horário aos sábados, às 15h. O “Jornal Minas 2ª Edição” vai ao ar, ao vivo, às 19h30, e o “Agenda”, às 20h.

Mudanças, também, nos horários de alguns programas semanais. A “Faixa de Cinema” continua na sexta, mas às 23h30. Aos sábados, o “Alto-Falante” vai ao ar às 14h, a “A Hora do Improviso” às 16h, o “Hypershow” às 17h e o “Noturno”, às 23h30. No domingo, o “Arrumação” passa a ser exibido às 10h, o “Sou 60” às 11h30 e o “Harmonia” chega mais cedo na tela: às 14h.