Rede Minas conquista prêmio de jornalismo
A Rede Minas conquistou importante reconhecimento ao vencer a categoria especial do 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com a série de reportagem GIG Economy – Precarização do Trabalho, exibida no Jornal Minas.
A premiação foi concedida pelo Movimento Justiça e Direitos Humanos, que conta com a colaboração da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul e da Union to Union, entidade sueca que atua pelo fortalecimento dos sindicatos no mundo.
A série traça panorama sobre a realidade da GIG Economy, ou a “uberização” do trabalho.
As reportagens mostram a atividade realizada por entregadores de lanches por aplicativos nas grandes cidades do Brasil, grupo que não conta com direitos trabalhistas, vínculo empregatício e outros benefícios comuns nas relações de trabalho entre empresas e profissionais, normalmente cobertas pela CLT.
A produção da série contou com a participação dos jornalistas Atalissa Rosa e Renato Franco; a reportagem foi de Renato Franco e Primitivo Filho; a edição de texto de Cibele Penholate; na edição de imagem, Omar Flister; e, na finalização, Túlio Cunha.
O Jornal Minas vai ao ar, de segunda a sexta, às 12h30 e 19h30, pela Rede Minas. O jornal também pode ser assistido, nesses horários, no site da emissora: redeminas.tv.