Rede Minas é finalista em prêmios de jornalismo
Na próxima quinta-feira (7/10), o Sebrae anuncia os vencedores do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo no estado e a Rede Minas já comemora. Os três trabalhos finalistas na categoria vídeo foram todos produzidos pela emissora pública mineira.
A série “Essencial é sobreviver” aborda a criatividade e o empenho de comerciantes e prestadores de serviço que tiveram que se reinventar durante a pandemia. A segunda finalista é “Segura essa onda”. A reportagem mostrou a formalização do mercado de trabalho como uma medida que auxiliou o setor a driblar a crise econômica com acesso ao crédito. Já “Julho das pretas marca a luta e protagonismo das mulheres negras no país” retrata a situação das mulheres negras empreendedoras e mostra o preconceito como um grande adversário para manter as empresas abertas.
A Rede Minas também concorre ao 2º Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo. Dos três finalistas na categoria telejornalismo, dois são da emissora mineira. A premiação será na próxima terça-feira (5/10).
A série “GIG Economy – Precarização do trabalho” traça um panorama sobre a realidade da “uberização” do trabalho. As reportagens mostram a atuação de entregadores de lanches por aplicativos, que não contam com direitos trabalhistas cobertos pela CLT. A outra série é “Covid: doença no trabalho”, que aborda como a pandemia se tornou um desafio, também, para a justiça brasileira, empresas e trabalhadores, além de expor um novo cenário de direitos e deveres.
As reportagens foram exibidas no Jornal Minas na 1ª e na 2ª edição, que vão ao ar às 12h30 e às 19h30.
Confira as equipes que assinaram esses trabalhos:
2º Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo – premiação 5/10
Finalistas
· “GIG Economy – Precarização do trabalho” – Renato Franco, Primitivo Filho, Cibele Penholate, Omar Flister e Túlio Cunha.
· “Covid: doença no trabalho” - Renato Franco, Sandro Romero, Atalissa Rosa, Cibele Penholate e Bruna Cevidanes
8º Prêmio Sebrae de Jornalismo – premiação 7/10
Finalistas:
· “Essencial é sobreviver” – equipe Laura Zschaber, Caio Tárcia, Aline Scarponi, Bruna Cevidanes e Bruno Lima
· “Segura essa onda” – equipe Laura Zschaber, Aline Scarponi, Bruna Cevidanes e Bruno Lima
· “Julho das pretas marca a luta e protagonismo das mulheres negras no país” – equipe Marcela Martins, Atalissa Rosa, Eu Penaforte e Sandro Romero
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.