Rede Minas viaja nos trilhos de Cordisburgo

  • ícone de compartilhamento

Nos vagões que cortavam os trilhos em Cordisburgo, na região Central de Minas Gerais, passavam pessoas, minério, gado e até dinheiro. A locomotiva transportava, também, sonhos e muitas histórias. Tudo isso ficou impresso nas obras de Guimarães Rosa e enraizado nas lembranças dos moradores e na cidade. O programa Estações, da Rede Minas, foi até a cidade e apresenta os ‘causos’ e belezas locais nesta terça-feira (4/12), às 20h.

A atração mostra moradores e antigos ferroviários que compartilham lembranças que se mantêm vivas e atraem turistas. Essas recordações também foram importantes para Guimarães Rosa, que nasceu em 1908, pouco depois da inauguração da estação, já com a locomotiva passando a todo vapor. O menino que se tornaria um ícone da literatura acompanhava o ir e vir da estação da janela do seu quarto, onde hoje está o Museu Casa Guimarães Rosa. 

Cordisburgo vem do alemão e do latim e significa “cidade do coração”. O programa mostra, também, outros atrativos que fizeram o município merecer o nome. 

A nova temporada do “Estações” faz parte da programação “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Mais informações no site geraismaisminas.mg.gov.br.

Serviço

Estações – 3ª temporada - Cordisburgo


Data: 4/1/2022 (terça-feira)

Horário: 20h

Transmissão: Rede Minas ou pelo site da emissora redeminas.tv

Como sintonizar: A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.