Regularização de recursos hídricos é tema de debate
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) discutiu com o setor produtivo questões referentes à regularização do uso de recursos hídricos em Minas Gerais.
O bate-papo foi realizado em videoconferência na quarta-feira (11/11), em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), e teve a participação de consultores ambientais e empreendedores.
Temas como a regularização de usos da água, o uso de piscinões e reservatórios, o cadastro e a segurança de barragens de água, a cobrança pelo uso de recursos hídricos e a elaboração de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) foram debatidos.
Informações completas sobre o cadastramento de barragens podem ser consultadas neste link.
Uso da água
No tema esclarecimentos e dúvidas sobre a realização da cobrança pelo uso da água, analista do Igam explicou que a cobrança é um instrumento que visa reconhecer a água como um bem ecológico, social e econômico, além de incentivo à racionalização do uso da água e meio de obter recursos para investimento em programas e intervenções que estão incluídos nos planos de recursos hídricos.
A proposta é que 100% dos recursos arrecadados em uma bacia hidrográfica sejam aplicados em ações de melhoria nos corpos d’água que a integram. Atualmente, segundo balanço do Igam, um terço das bacias hidrográficas do estado tem a cobrança implantada.