Reunião debate integração do transporte urbano no Vale do Aço
A discussão sobre a integração do transporte urbano no Vale do Aço obteve avanços significativos durante a reunião da Assembleia Metropolitana e Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano. A equipe da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) apresentou os trabalhos de transporte urbanos feitos até o momento e sugeriu previamente, uma possível solução de integração por meio de consórcio interfederativo.
O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, frisou que unificar a gestão do transporte por meio de consórcio seria a forma mais vantajosa e com mais possibilidade de melhoria no serviço.
Prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, deputados, representantes do Estado e da sociedade civil também participaram do encontro, em 19/11. A reunião contou também com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
O subsecretário de Transportes e Mobilidade, Gabriel Fajardo, destacou a grande população do Vale do Aço e a estreita relação entre os municípios da região, o que intensifica o deslocamento de pessoas entre uma cidade e outra. Durante a reunião, a ARMVA e a Seinfra estabeleceram compromisso para viabilizar, no próximo ano, estudos aprofundados relativos ao transporte público da região.
Aeroporto regional
Outro tema abordado pelo representante da Seinfra foi a reabertura do Aeroporto Regional do Vale do Aço. O subsecretário reforçou que as obras devem ser concluídas até o fim deste mês, já com previsão de operação de voos no início de dezembro. A recuperação definitiva da pista de pouso e decolagem do aeroporto era uma demanda antiga, promovida pela atual gestão por meio de mobilização junto ao governo federal para a captação de recursos para a obra.
Outro avanço para o Aeroporto Regional foi destacado por Gabriel Fajardo. A Seinfra está em processo de contratação do projeto executivo do novo terminal de passageiros, com custo estimado em R$ 2 milhões. Segundo o subsecretário, o edital de licitação deverá ser publicado nas próximas semanas.
Em relação a projetos e ações do Governo de Minas para o desenvolvimento do aeroporto, o diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, destacou os esforços para concluir o Plano Diretor Aeroportuário ainda neste ano, com possibilidade de entrega junto à finalização das obras. O plano, contratado pela ARMVA, é um documento exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para projetos de ampliação, bem como captação de recursos para obras nos aeroportos.