Romeu Zema participa de solenidade de formatura de 79 delegados de Polícia

  • ícone de compartilhamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participa, nesta quinta-feira (17/10), da formatura do Curso de Formação Técnico-Profissional Delegados de Polícia. Romeu Zema será paraninfo da turma, composta por 79 delegados.

No atual governo, a Segurança Pública voltou a ter papel de destaque com investimentos em áreas estratégicas. Em setembro, foram nomeados pelo governador 119 novos escrivães de Polícia, além da entrega de 207 viaturas para unidades policiais de 152 municípios mineiros, por meio de emendas parlamentares e convênios.

Só neste ano foram inauguradas 14 novas unidades policiais. Estão em curso, na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), 392 investigadores de Polícia, que se formarão no próximo mês.

Com os esforços, resultados importantes já começam a aparecer. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou, na última terça-feira (15/10), os resultados alcançados de forma integrada pelas forças de Segurança na redução da violência, nos nove primeiros meses do ano, para 12 crimes monitorados pelo Observatório de Segurança Pública.

Foram mensurados os índices de homicídio tentado e consumado, roubo, estupro e estupro de vulnerável tentado e consumado, sequestro e cárcere privado, extorsão mediante sequestro, além de furto, extorsão e lesão corporal em todos os 853 municípios do estado.

Os dados estão disponíveis na página da Sejusp (www.seguranca.mg.gov.br), nos links Integração > Estatísticas > Estatísticas Criminais.

Chama a atenção a diminuição do número de roubos, que chega a quase 30%, com 17.349 registros de ocorrências a menos entre janeiro e setembro deste ano, frente ao mesmo período de 2018. Na prática, isso significa 48 roubos a menos no estado por dia, nos nove primeiros meses de 2019.

 

 

Vale ressaltar que as ocorrências envolvendo todos os alvos deste tipo de crime também estão em queda no estado, com destaque para a redução do número de roubo de veículos e de cargas. A partir deste ano, também passaram a ser divulgados, pela Secretaria de Segurança, de forma transparente na internet, a estratificação dos tipos de roubos.