Saúde cria plano de ação para o período chuvoso
Com a aproximação das chuvas, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Saúde, criou um documento para nortear ações de atendimento à população afetada por alagamentos, enchentes e doenças comuns no período. O Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2020–2021 contou com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Entre as ações previstas estão o fortalecimento dos serviços público e a contenção da disseminação de doenças, especialmente covid-19.
“O planejamento garante a articulação entre os municípios e o Estado de maneira eficiente, o que ajuda aos gestores entenderem melhor as necessidades locais para garantir apoio adequado e, consequentemente, redução de danos”, enfatiza Carlos Eduardo Amaral, secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Protocolos
Os protocolos incluem atenção ao atendimento de urgência e emergência; alinhamento com o CBMMG para o transporte aéreo de equipe e material de assistência para municípios distantes e/ou comunidades ilhadas; envio e reposição de medicamentos; criação e divulgação de protocolos de orientação para os profissionais de Saúde; vigilância sanitária em abrigos; estabelecimento de protocolos vacinais e outros.
As ações serão divididas em resposta imediata, que envolve a busca, o resgate e a primeira assistência de saúde aos atingidos, e resposta tardia, que concentra na reabilitação da saúde da população, no restabelecimento dos programas de rotina e na atenção ao bem-estar da população atingida.
Riscos
As seguintes regiões são mais suscetíveis devido ao volume de chuvas e riscos para a população: Centro, Leste, Leste do Sul, Vale do Aço e Sudeste, compreendendo as Bacias do Rio Doce, São Francisco e Paraíba do Sul.
Vale ressaltar que doenças como leptospirose, dengue, hepatite A, diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível são mais comuns durante as chuvas.