Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoia Artistas D’Um Brasil, na CasaCor

Valorizar a arte popular brasileira. Esse é objetivo da exposição e palestra Artistas D’Um Brasil,  que acontece hoje, a partir das 19h, na CasaCor Minas, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais/Diretoria do Artesanato e Sebrae Minas. O evento, promovido pela Casa e Tinta, propõe discutir a emancipação da arte do sertão brasileiro, expressão artística  que  nasce nos grotões e alcança museus e galerias mundiais.

O encontro terá um bate-papo com o colecionador de arte Pedro Olivotto, que vai falar sobre as esculturas produzidas por artistas dos sertões de Minas, Sergipe, Alagoas e Pernambuco

Os trabalhos dos 19 artistas esbanjam criatividade, longe das amarras acadêmicas, e revelam a própria identidade nacional - qualidade inerente às artes espontâneas. Quatro artistas são mineiros: Mário Teles, Lira Marques - com suas máscaras de cerâmica, mundialmente conhecidas, Zezinha - artista do Vale do Jequitinhonha que traz suas galinhas, flores e  bonecas em barro, Mário Teles - filho do escultor G.T.O, com quem aprendeu a esculpir na madeira e Mestre Higino, que estará presente na mostra com suas obras barrocas em madeira.

As obras passeiam entre o mitológico e o real, materializadas em totens, figuras ancestrais, tipos regionais e em mobília/objeto elaboradas pelos artistas: Véio, Zé Bezerra, Petrônio, Aberaldo, Zé Crente, Clemilton, João das Alagoas, Sil, Antônio José de Dedé, Salvinho, Vieira, Jasson, Zezinho de Arapiraca, Vavan e Valmir.

Palácio das Mangabeiras

Inaugurado oficialmente em 1955, o Palácio das Mangabeiras foi construído entre 1951 e 1955 para ser residência oficial dos governadores de Minas Gerais. A edificação vinha sendo utilizada para esta finalidade desde a sua inauguração, ocorrida durante o governo de Juscelino Kubitschek. O projeto arquitetônico inicial é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o projeto paisagístico original é de Roberto Burle Marx, duas grandes referências em suas áreas de atuação. Localizado aos pés da Serra do Curral, o Palácio segue o estilo modernista. Tem importância histórica para a política de Minas Gerais, sendo palco de inúmeras reuniões e encontros decisivos.

A CasaCor, em sua 25 edição, é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais.