Secretária de Desenvolvimento Social participa do 8° Encontro Mineiro de Adoção

  • ícone de compartilhamento

Crédito: Divulgação/Sedese

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, participou nesta sexta-feira (4/10), em Belo Horizonte, do 8º Encontro Mineiro de Adoção.

O evento, que segue até sábado (5/10), tem como tema central "Adoção e o trabalho em rede: proteção integral a crianças e adolescentes”. Participam magistrados, equipes técnicas das Varas da Infância e da Juventude, estudantes, conselheiros tutelares, profissionais das instituições de acolhimento, grupos de apoio à adoção, demais representantes dos três poderes, da sociedade civil e rede de apoio à proteção integral de direitos de crianças e adolescentes.

Elizabeth Jucá participou da mesa “Adoção e o trabalho em rede: proteção integral a crianças e adolescentes”. Na oportunidade, ela deu um panorama do trabalho da Sedese na área, além de explicar o papel da Subsecretaria de Direitos Humanos.

Por meio da integração em rede de todos os atores envolvidos no processo, a subsecretaria participa de todos os espaços de construção da política de proteção integral, além de articular o Sistema de Garantia de Direitos. A secretária ressaltou, ainda, o trabalho realizado com 401 unidades de acolhimento presentes em 258 municípios mineiros, que atenderam 4.476 crianças e adolescentes em 2018. 

“Minas Gerais é muito grande e, por isso, precisamos da participação de todos para trabalhar nas políticas de acolhimento. Política pública só é eficaz se for construída juntando todos os fluxos, com todos os poderes e com a participação popular. E o trabalho com crianças e adolescentes é um dos pilares na Sedese”, afirma.