Secretário de Justiça e Segurança Pública visita unidade prisional da RMBH
O secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, visitou a Penitenciária José Maria Alkimin (PJMA), a mais antiga do Estado, na manhã desta sexta-feira (5/3) em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Greco está fazendo um giro pelas unidades prisionais estaduais, com objetivo de verificar, in loco, pontos de melhorias e eventuais gargalos.
O secretário conheceu as áreas administrativas e de carceragem e conversou com a direção da unidade. Na ocasião, também foram entregues 400 latas de tinta para a pintura da penitenciária.
Durante a visita os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e pelo Grupo de Operações com Cães (GOC) foram apresentados ao secretário, que conheceu ainda a área de treinamento de drones e o local onde funciona o Grupamento de Patrulhamento Aéreo. Ele elogiou o trabalho dos servidores e ressaltou que os grupos táticos terão acesso a instruções e treinamentos. “Estaremos sempre à disposição e nos esforçando para trazer sempre o melhor para todos”, frisou.
Acompanhando o secretário, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores da unidade. “A Polícia Penal surgiu aqui na José Maria Alkimin, que é a maior e mais estruturada penitenciária de Minas Gerais. Vamos juntos trabalhar para torná-la ainda melhor”, afirmou.
O diretor-administrativo da unidade, Pedro Henrique Barros, reforçou que a visita foi importante para mostrar o trabalho desempenhado pelos servidores e as demandas pendentes.
Homenagem
Durante a visita da comitiva, 18 servidores de carreira da unidade que estão se aposentando, dentre policiais penais e servidores administrativos, foram homenageados com um certificado pelos bons serviços prestados. “Este momento é único; é muito bom ter o trabalho reconhecido”, afirmou a assistente administrativa Dolores de Oliveira Silva, que trabalha há 32 anos na unidade.
Pinturas
A aquisição das latas de tintas faz parte de um esforço da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot), da Sejusp, para pintura e reforma das unidades prisionais mineiras. Cerca de R$ 4,7 milhões foram investidos na compra de 21.654 latas de tintas brancas.
Até o momento, 68 unidades prisionais já foram atendidas e 7.504 latas entregues. As pinturas ficam a cargo dos detentos. A previsão é que, até o final do segundo semestre, 189 unidades tenham recebido um total de 12.306 latas.