Secult apresenta projeto Via Liberdade a outros estados
Uma nova rota turística e cultural que irá interligar as belezas, as histórias, a cultura e a arte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal é a proposta do Via Liberdade, projeto que pretende aproveitar os vários simbolismos contidos no percurso da BR-040 por meio de ações e programas estratégicos.
A extensão total do Via Liberdade deverá compreender 1.179 quilômetros da rodovia BR-040 em que há patrimônios da humanidade, paisagens entre montanhas e mar, cidades imperiais, natureza exuberante, horizontes, capitais, metrópoles, comidas típicas, tradições, sertão, arte e contemporaneidade. A proposta está em desenvolvimento e detalhes vêm sendo desenhados, como, por exemplo, os municípios que irão compor o trajeto.
A primeira reunião de alinhamento do projeto, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) em 14/7, no Palácio da Liberdade, contou com a participação de gestores de Turismo dos estados do Rio de Janeiro e Goiás e do Distrito Federal.
O encontro contou com a participação do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; da subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa; da secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; do secretário de Turismo do Rio de Janeiro, deputado Tutuca; da secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Danielle Barros e, representando o presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás, o chefe de Gabinete da Goiás Turismo, Fernando Magalhães Filho.
Ações
As entidades vinculadas à Secult e que compõem o Sistema Estadual de Cultura também terão papel importante no Via Liberdade. Entre as ações propostas estão a realização de encontros promovidos pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) direcionados a pesquisadores, artistas e especialistas com temas relacionados aos marcos da história do Brasil; a celebração do bicentenário da Independência do Brasil; a promoção de destinos estratégicos do projeto; programação especial da Fundação Clóvis Salgado e seminários sobre patrimônio e turismo, que terão participação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).
Além disso, o projeto prevê atividades de marketing de destino como apoio à comercialização dos territórios envolvidos junto a agências e operadoras; a utilização de portais do turismo e redes sociais dos estados envolvidos para potencializar o turismo virtual; participação em feiras e eventos nacionais e internacionais e parcerias estratégicas com setor público, privado e entidades representativas do turismo, como Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur-MG), Instituto Estrada Real, Cemig e Copasa.