Secult habilita empresas para oferta de destinos turísticos em Minas

  • ícone de compartilhamento

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, entrega, nesta quarta-feira (28/8), as Declarações de Habilitação para as empresas participantes do programa "Minas Recebe". O evento será às 9h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade.

Cerca de 66 agências e operadores de turismo receptivo do estado participam do “Minas Recebe”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que teve início na segunda-feira (26/8) e termina na quarta-feira (28/8), em Belo Horizonte. Dentre as habilitadas em 2019, a maioria das agências de turismo receptivo está sediada no interior de Minas Gerais, representando 34 municípios e 23 circuitos turísticos. Esse número evidencia a capacidade de descentralização e diversificação dos produtos turísticos do estado.

Durante os três dias de evento, estão sendo realizadas oficinas de capacitação em marketing digital e mídias sociais, em produtos turísticos, operação, mercado e cadeia de comercialização, painel com casos de sucesso de empreendedores do turismo, além de sessões de negócios entre os participantes.

O objetivo é melhorar a qualidade e promover os serviços e produtos turísticos oferecidos pelas agências e operadoras de turismo receptivo do estado.

Programa Minas Recebe

O programa oferece às empresas habilitadas diversas ações de apoio à comercialização de destinos nos mercados nacionais e internacionais. Qualificação e capacitação dos agentes operadores, participação em reuniões técnicas para fortalecimento do setor, além de viagens de reconhecimento de produtos e destinos, participação em feiras e eventos profissionais são alguns exemplos de benefícios ofertados. Os produtos e contatos dos participantes são divulgados no Portal Minas Gerais, site criado e gerenciado pela Secult.

A Secult articula e incentiva, por meio do "Minas Recebe", diversas parcerias com agências e operadoras de receptivo locais, com objetivo de qualificar os roteiros de viagens e tornar a experiência do turista mais proveitosa e cada vez mais segura. Um dos principais resultados do programa é a formatação de novos roteiros que incluem, por exemplo, o Parque Estadual do Rio Preto, Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e Parque Estadual do Rio Doce. Entre os destaques estão rotas que incluem safári noturno e observação de pássaros.

A ação do programa também se dá no aspecto comercial. No World Travel Market - Latin America, um dos principais eventos mundiais do setor de viagens e turismo, a Secult levou 13 empresas do Minas Recebe. Estas empresas estão sempre à frente das ações comerciais da secretaria, participando de feiras e eventos da área.

Serviço

Entrega das Declarações de Habilitação a empresas participantes do Minas Recebe

Data: 28/8 (quarta-feira)

Horário: 9h

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade | Belo Horizonte

Informações: Assessoria de Comunicação, pelo e-mail asscom@cultura.mg.gov.br ou telefones: (31) 3915 2692 / 2655 / 9567 / 9543