Secult publica edital para gestão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), publicou, nessa quinta-feira (6/2), o Edital Nº 01/2020 para a seleção pública de entidade sem fins lucrativos que irá realizar a gestão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco e de áreas como a Sala Minas Gerais. A vencedora deverá desenvolver ações culturais voltadas para a divulgação das músicas sinfônica e de concerto para a sociedade. 

A entidade será responsável também por gerir, operar e manter as áreas comuns do Centro de Cultura e do estacionamento, além de desenvolver, implantar, realizar e comercializar serviços, eventos e atividades de ocupação cultural do complexo. Os proponentes podem se inscrever entre 28/2 e 5/3. Será feito um contrato de gestão com vigência de até 43 meses, a partir de junho de 2020.

“O edital irá dar continuidade às iniciativas de fomento, formação de público e democratização da música erudita, permitindo à filarmônica manter um corpo artístico de excelência, difundindo amplamente a cultura produzida em Minas Gerais”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte. O programa inclui trabalhos voltados à formação de público, fomento de novos talentos e o desenvolvimento de ações que revertam a desigualdade sociocultural dos espectadores, com a oferta de concertos gratuitos.

Filarmônica de Minas

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e já passou por mais de 50 cidades. As apresentações regulares acontecem na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, em séries de assinatura - Allegro, Vivace, Presto, Veloce e Fora de Série – com a interpretação de grandes obras do repertório sinfônico.

Tendo a aproximação com novos ouvintes como um de seus objetivos, a orquestra também traz à cidade programação gratuita ou a preços populares – são os Concertos para a Juventude, os Clássicos na Praça, os Concertos de Câmara e os concertos de encerramento do Festival Tinta Fresca e do Laboratório de Regência. Para crianças e adolescentes, a filarmônica dedica os Concertos Didáticos, com os primeiros passos para apreciar a música erudita. 

No último ano a filarmônica realizou cem apresentações na Sala Minas Gerais, em praças da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e no interior do estado, com cerca de 122 mil espectadores. Já os concertos didáticos foram assistidos por 7,4 mil estudantes. 

De 2008 até 2018, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais recebeu mais 1 milhão de espectadores, realizou cerca de 800 concertos e interpretou aproximadamente 975 obras de grandes nomes da música mundial. Em uma década de existência, o grupo promoveu 104 concertos em turnês estaduais, 38 nacionais e cinco internacionais. Além disso, foram produzidos mais 160 webfilmes, treze deles com audiodescrição, livros, DVDs didáticos, e sete CDs.

Serviço

Cadastro para gestão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Inscrições: de 28/2 a 5/3

Edital: clique aqui