Secult vai divulgar conteúdos sobre papel estratégico da gastronomia

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Ricardo Cozo / Acervo Secult

A gastronomia mineira é uma das principais ferramentas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para nortear políticas públicas que valorizem e promovam todas as cadeias envolvidas no setor – desde o pequeno produtor aos grandes eventos culinários e produtos premiados mundialmente. É, também, considerada uma das principais alavancas para a retomada econômica do estado quando as atividades turísticas forem autorizadas a voltar.

Nesse contexto, a Secult, pioneira no Brasil na criação de um Programa Estadual de Gastronomia, publica, a partir desta semana, vários conteúdos que mostram como o tema é levado a sério em Minas Gerais. São reportagens quinzenais sobre a singularidade da cadeia produtiva, alta gastronomia inspirada na culinária mineira tradicional, dentre outros.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a gastronomia mineira pode ser considerada um patrimônio imaterial do estado pela forte identidade e peculiaridade, características que merecem ganhar ainda mais destaque tanto dentro quanto fora de Minas Gerais.

“Toda a cadeia produtiva, o modo de fazer a comida e essa singularidade de ser agradável a todos os paladares, misturados ao afeto e à simplicidade, mostram que nossa cozinha é cravada de histórias e justificam nosso sentimento de pertencimento a Minas Gerais. A Frente da Gastronomia Mineira pode contar com o diálogo e com os esforços da Secult para apoiar e participar da reestruturação e dinamização do setor neste momento ímpar que estamos vivendo”, afirma o secretário.

Oliveira reforça, ainda, a intenção de colocar a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) a serviço da promoção do turismo cultural e gastronômico, comentando também sobre a articulação que tem sido feita no Governo de Minas Gerais para criação de protocolos que orientem a retomada dos setores da Cultura e do Turismo, durante a pandemia e após a crise, em acordo com o Programa Minas Consciente.

O Programa Estadual da Gastronomia Mineira é coordenado pela Secult e conta com a participação de órgãos da administração pública direta e indireta, além de representantes de entidades representativas do setor, entre elas a Frente Mineira pela Gastronomia (FMG).

FMG

Com mais de mil membros de diversos segmentos, inclusive do poder público, a exemplo da Secult, a FGM tem trabalhado, atualmente temas que ajudem a superar a fase delicada imposta pela pandemia de covid-19, como a segurança no delivery de alimentos, a necessidade de remodelagem de negócios e a mobilização do setor para soluções criativas e inovadoras, entre outros.

A iniciativa prevê atividades em diversas frentes como o desenvolvimento de políticas públicas, a revisão das estratégias já traçadas e o acompanhamento das ações previstas. Todo o trabalho é conduzido de forma multidimensional e interdisciplinar, com observação e incentivos a todos os elos da cadeia produtiva e de forma a levar em conta características sociais, culturais e turísticas relacionadas à dinâmica da produção, consumo, saberes e modos de fazer, da origem do alimento à mesa. 

Marina Simião, subsecretária de Turismo da Secult e integrante da secretaria executiva da FGM, explica que os trabalhos do coletivo se destacam por valorizar tanto as tradições quanto as inovações relativas ao setor no estado. “Por meio do voluntariado, que é uma das suas principais marcas, envolve diferentes elos da cadeia produtiva da gastronomia, entre produtores, realizadores de eventos, empreendedores, profissionais, estudantes e diversos órgãos e instituições. Todos trabalhando em prol de uma gastronomia que tem uma rica história e representatividade, seja pelo modo tradicional de cozinhar, seja pelas relações mais contemporâneas, com produtos recentes e inovadores”, argumenta.

Seguir as ações pela gastronomia é o objetivo, como destaca o coordenador da FGM, Ricardo Rodrigues. “Vamos continuar trabalhando em prol do fortalecimento da nossa gastronomia, pensando em novas tecnologias que possam favorecê-la e promovê-la, principalmente por meio do serviço de delivery. Vamos valorizar ainda mais as ideias, conexões e articulações”, diz.