Sede participa de anúncio de pacote de retomada econômica em Patos de Minas

  • ícone de compartilhamento

A retomada econômica de Minas Gerais, por meio do programa Minas Livre para Crescer, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), registra importantes avanços e alinhamentos entre o Governo de Minas e municípios mineiros, como é o caso de Patos de Minas. O município do Alto Paranaíba foi palco, nesta semana, de apresentação do programas “Avança Patos”, que engloba os projetos “Empresas Mais Inovadoras”, “Simplifica Patos” e “+Educação”, que oferecem, respectivamente, consultorias tecnológicas de inovação, simplificação de processos e capacitação profissional técnica para pessoas de baixa renda.

O pacote de retomada econômica foi apresentado como desdobramento das diretrizes do programa estratégico do Governo do Estado, que estabelece uma série de ações de simplificação e desburocratização para o avanço da economia em Minas Gerais. Intitulado Programa Avança Patos, o pacote proposto pelo executivo municipal agrega três projetos que têm o objetivo comum de promover o desenvolvimento da economia na cidade.

“São diversas ações que a prefeitura de Patos de Minas está mostrando, em parceria com a Sede, para a sociedade patense, acompanhando esse movimento de atração de investimentos do Governo de Minas, que tem sido um exemplo para o Brasil. Queremos que a cidade seja ainda mais um celeiro de atração de novas empresas e negócios”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Avança Patos

Entre os projetos que integram o Avança Patos está o “Patos de Minas – Empresas Mais Inovadoras”, parceria entre Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sebrae e Prefeitura de Patos, para auxiliar os pequenos negócios - MEIs e ME - com faturamento bruto de até R$ 360 mil ao ano, domiciliados em Patos de Minas e que foram impactados pela pandemia.

Outros destaques do pacote são o “Simplifica Patos”, para facilitar e agilizar a liberação de processos, como entregas mais rápidas de alvarás, e o projeto “+Educação”, parceria da prefeitura com o Senac. O projeto educacional vai viabilizar a oferta de vagas em cursos de formação inicial e continuada, além de cursos de educação profissional técnica de nível médio para pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores (empregados ou desempregados). Serão mais de 300 vagas gratuitas.

Ainda em Patos de Minas, o secretário Fernando Passalio visitou empresas da região ligadas à produção de sementes e de transformação de produtos de origem animal para várias cadeias produtivas. Acompanharam o secretário nas agendas, em 21/9, representantes de entidades parceiras e autoridades locais.