Segunda edição da Expocafé Mulheres amplia o debate sobre a equidade na cafeicultura
A segunda edição da Expocafé Mulheres será um dos destaques da Expocafé 2022. Neste ano, o encontro vai ganhar uma versão presencial, durante a feira que acontece de 25 a 27/5 no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Três Pontas, no Sul do estado.
“A grande novidade é a inauguração deste espaço para atender, de maneira presencial, as mulheres do café, com intuito de dar maior visibilidade para essa atuação feminina, em toda a cadeia produtiva, ‘porteira adentro e porteira afora’”, explica a pesquisadora da Embrapa Café/Epamig, Helena Maria Ramos Alves, uma das coordenadoras da Expocafé Mulheres.
A equidade de gênero é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de promover o debate e estimular a equidade na cafeicultura, a Expocafé Mulheres foi integrada à programação oficial da Expocafé em 2021. “É mais um esforço na busca por oportunidades iguais. Sabemos que o caminho é longo, os dados do último Censo Agropecuário do IBGE, publicados em 2019, comprovam isso, mas estamos incentivando e apoiando as mulheres que integram a nossa cafeicultura ou querem fazer parte dela em algum seguimento”, argumenta Helena.
Destaques
A programação contará com palestras, painéis, minicursos, atendimentos personalizados e visitas técnicas guiadas, nas quais os expositores farão uma apresentação diferenciada de produtos e tecnologias para as cafeicultoras. “Teremos ao lado do estande da Epamig um espaço reservado para receber as visitantes da Expocafé, sejam elas trabalhadoras rurais, produtoras, baristas, exportadoras, prestadoras de serviço e demais interessadas. Além de palestras e convidadas especiais, estamos preparando um ambiente agradável, informal e diversificado para conhecermos, escutarmos e identificarmos as principais demandas dessas mulheres”, completa Helena Alves.
Dentre as presenças já confirmadas na edição presencial da Expocafé Mulheres está a da cafeicultora Maria Helena Brunelli, da Fazenda Três Porteiras e do Café Brunelli, no município de Ingaí, no Sul de Minas, que compartilhará sua experiência na produção de cafés especiais. O evento contará também com uma programação on-line, a ser realizada em 18/5. O cronograma completo das atividades será divulgado em breve.
A Expocafé Mulheres tem como parceiras a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), a Embrapa Café e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel).
Expocafé 2022
A Expocafé 2022 será no formato expandido, com atividades virtuais e presenciais. A programação terá início com o 3º Encontro Técnico, que será on-line no período de 10 a 12/5. O evento presencial começa no dia 25/5 com o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, destinado a participantes previamente inscritos. Entre os dias 25 e 27/5, das 8h às 18h, a feira estará aberta ao público com atividades técnicas, demonstrações de campo e exposição de máquinas.
As novidades da programação da Expocafé 2022 e da Expocafé Mulheres podem ser acompanhadas pelo site.
Serviço
Expocafé Mulheres
Atividade on-line: 18/5/2022 (quarta-feira)
Programação presencial: de 25 a 27/5, no Campo Experimental da Epamig, em Três Pontas