Semad e PF firmam termo para otimizar fiscalização ambiental em MG
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Superintendência da Polícia Federal (PF) em Minas Gerais assinaram, nessa terça-feira (15/9), termo de cooperação técnica para otimizar a logística de fiscalizações conjuntas entre as duas instituições. O acordo foi formalizado pelo secretário Germano Vieira e pelo superintendente regional da PF no estado, Cairo Costa Duarte, durante o webinar Fiscalização Ambiental e Políticas Públicas.
Na avaliação do secretário Germano Vieira, a cooperação vai resultar em melhores condições operacionais. Além disso, o acordo também engloba ações realizadas pela corporação juntamente aos demais órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema): Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
“As ações ganham força e efetividade e poderão apresentar resultados ainda mais positivos ao meio ambiente e à população mineira", destacou o secretário.
Para o superintendente regional da PF em Minas Gerais, Cairo Duarte, o acordo será um facilitador à execução das atividades. “A gente está falando de um trabalho operacional que necessita ter uma logística exata, bem estruturada, para alcançarmos a efetividade do trabalho", avaliou Duarte.
O evento fez parte das atividades realizadas dentro das comemorações do aniversário de 25 anos da Semad. Além da celebração do termo, o seminário virtual ainda contou com quatro painéis temáticos. Um deles foi conduzido pelo subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Cézar Augusto Cruz, e contou ainda com a participação de representantes das Polícias Militar e Civil de Minas Gerais.
Mais detalhes em www.meioambiente.mg.gov.br.