Semana do Fazendeiro da UFV terá feira virtual sobre genética de rebanhos

  • ícone de compartilhamento

Em 12/7 começa mais uma Feira Virtual do Pró-Genética e Pró-Fêmeas, programas do Governo de Minas Gerais. Desta vez, o evento será durante a 91ª Semana do Fazendeiro, organizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para mais informações sobre a feira, clique aqui.

Promovida em uma parceria entre a instituição de ensino, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a feira virtual é uma ação do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais.

O assessor técnico da Seapa e membro da comissão organizadora da feira Francisco de Souza informa que serão oferecidos touros das raças Brahman, Guzerá, Nelore e Tabapuã. “Esta é uma oportunidade excepcional para produtores rurais e agricultores familiares adquirirem animais de excelente qualidade genética, procedência sanitária, exame andrológico positivo e promoverem a melhoria genética do rebanho bovino das  propriedades. Para mais informações, basta acessar os sites da Seapa e da ABCZ, onde estará disponível o catálogo de reprodutores ofertados”, diz.

Além do catálogo, que trará dados técnicos dos animais, como idade, registro, avaliação genética e genealogia, os produtores interessados em adquirir bichos geneticamente superiores também terão acesso a vídeos deles.

Ainda de acordo com Souza, o programa do Governo de Minas busca aprimorar a genética dos rebanhos bovinos e, consequentemente, fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite no estado. 

“A execução do programa é por meio de feiras, leilões e shoppings nos formatos virtual e presencial. Também são feitos seminários técnicos, visando mobilizar os produtores para feiras e leilões, tirar dúvidas sobre a bovinocultura de corte e de leite e demais assuntos relacionados à atividade”, reforça o assessor técnico da Seapa.

O programa

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética e Pró-Fêmeas) é coordenado pela Seapa e executado pela Emater-MG, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com prefeituras e instituições privadas, como sindicatos de produtores rurais, cooperativas agropecuárias, agentes financeiros e associações de criadores.

O programa foi instituído há 14 anos e já realizou ou chancelou 624 eventos, promovendo a comercialização de 17.412 animais, entre touros e matrizes. Em uma avaliação do impacto do Pró-Genética e Pró-Fêmeas, alguns pontos destacados pelos produtores que adquiriram estes animais geneticamente superiores são o acréscimo de renda e a melhoria das características produtivas e reprodutivas do rebanho.