Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá programação virtual 

  • ícone de compartilhamento

Realizada anualmente em todo o país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega a 17ª edição, de 17 a 23/10, com o tema  Inteligência Artificial: A nova fronteira da Ciência Brasileira. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com instituições de ensino, pesquisa e divulgação científica de todos os estados. 

Programação

A programação inclui atividades que abordam o tema e o conhecimento científico produzido no país, além de demonstrar a importância da pesquisa e aplicações. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, é responsável pela coordenação da campanha, que será realizada em meio virtual.

As ações contarão com palestras, mesas redondas, cursos e até uma visita virtual a laboratórios. A diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Sede, Marina Dutra, registra que a SNCT é um momento para aproximar a ciência da população, estimulando a criatividade e motivando reflexões.

Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Mascarenhas, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um momento muito importante no calendário nacional. Segundo ele, promover a pesquisa e o conhecimento científico é essencial para o desenvolvimento econômico e para a formação de cada cidadão.

Confira neste link a programação completa da SNCT 2020.

Desafio + Ciência

Iniciativa da Sede-MG, o projeto Desafio+Ciência incentiva escolas, instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, ou municípios a cadastrarem atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no site do Ministério da Ciência. 

O projeto premia a entidade que fizer mais cadastros em três categorias distintas. 

Os vencedores de 2019 vão receber uma menção honrosa na cerimônia de abertura da SNCT 2020. Na categoria “Escola”, a vencedora foi a Escola Estadual José Eduardo Aquino, da cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba, instituição que será premiada com uma lousa interativa, equipamento que promete contribuir para desenvolvimento dos alunos.