Seminário de Emergência Ambiental aborda riscos em acidentes com produtos perigosos
Profissionais ligados às atividades de produção, armazenamento, manuseio e transporte de produtos perigosos terão a oportunidade de debater a redução dos riscos ocasionados por acidentes envolvendo produtos perigosos, além de acompanhar de perto a simulação de um acidente de emergência ambiental. Nas quarta e quinta-feiras (20 e 21/11), Belo Horizonte recebe o Seminário de Emergência Ambiental, organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2) Minas. O seminário será realizado das 8h às 18h, no Auditório JK, na Cidade Administrativa.
O evento contará com três painéis que vão tratar dos seguintes assuntos: “A gestão de riscos e desastres – a importância da atuação tripartite: sociedade, empreendimento e poder público”; “O gerenciamento de riscos e respostas às emergências ambientais”; e “Os riscos tecnológicos ambientais e os diversos contextos envolvidos”.
Entre os temas de palestras do primeiro painel estão inteligência operacional aplicada a desastres; redução do risco de desastres; e a gestão de risco em paradas de manutenção. Já no segundo, o público terá conhecimento sobre prevenção e resposta às emergências ambientais em Minas Gerais no MTR, sistema recém-lançado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que controla a movimentação e transporte de resíduos em Minas.
No segundo dia, as atividades vão começar com palestra, do terceiro painel, sobre o “Desenvolvimento Cultural na Gestão de Riscos Tecnológicos na Prevenção e Mitigação de ocorrências com potenciais emergências sócio ambientais”. Outros assuntos, como gerenciamento de riscos e rompimento de barragem, também serão apresentados.
Simulado
Ainda durante o segundo dia, no período da tarde, será realizado um Simulado de Emergência Ambiental. A Comissão P2R2 Minas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar farão a simulação de um acidente com veículo transportando material perigoso. Ao público, serão demonstrados os métodos de limpeza, isolamento e segurança adotados em uma situação real de acidente.
Participam do evento transportadores e distribuidores de produtos perigosos, indústrias, mineradoras, associações e federações ligadas ao tema, além de servidores públicos dos diversos órgãos que atuam no cenário da emergência ambiental e em sua investigação, entre outros interessados.
Para acessar a programação completa e fazer a inscrição, clique aqui.