Seminário detalha programas do Sistema da Agricultura de Minas
O 7º Seminário de Públicas, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), começou nessa terça-feira (18/5). Com o tema “Gestão Municipal e Políticas Públicas no Setor Rural”, o evento on-line, transmitido pelo canal da Seapa no Youtube, reuniu representantes da administração municipal e técnicos da secretaria e das instituições vinculadas (Emater-MG, Epamig e IMA) para detalhar os programas executados pelo Sistema da Agricultura, fortalecer parcerias e potencializar resultados.
A abertura foi feita pela secretária de Agricultura, Ana Maria Valentini, e pelo presidente da AMM, Julvan Lacerda. A secretária ressaltou que a continuidade do evento, em sua 7ª edição, mostra que a estratégia foi acertada, ao criar esta oportunidade para pensar as políticas públicas executadas, entender o seu funcionamento, os benefícios que elas trazem e mostrar a atuação das instituições públicas.
“Criar canais de diálogo com toda a sociedade é um compromisso de todos os gestores públicos, que buscam a transparência e se preocupam em entregar serviços cada vez melhores aos cidadãos”, observou.
O presidente da AMM destacou que o evento vem em um momento importante para o setor rural e o agronegócio mineiro, que encerraram 2020 com recordes de safra e faturamento. “O Brasil é um país potencialmente voltado à agropecuária e Minas Gerais é o retrato do avanço neste segmento. Precisamos nos unir para conseguirmos formular políticas públicas ainda melhores para alavancar o agronegócio neste momento de pandemia em que a economia de todo o Brasil precisa se reestruturar e, principalmente, no pós-pandemia”, pontuou.
Debates
O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, detalhou alguns indicadores que mostram a importância do agronegócio na economia mineira. “No ano passado, o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária alcançou R$ 103,7 bilhões e crescimento de 27%. O segmento respondeu por 22,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas. Dentre os 63 produtos agropecuários catalogados e avaliados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais produz 50”, explica.
Outros temas abordados foram a adequação de estradas rurais como estratégia de preservação ambiental e o papel dos órgãos públicos no funcionamento dos mercados institucionais, que compram alimentos com recursos públicos governamentais, como escolas, hospitais e prefeituras.
O seminário continua na próxima terça-feira (25/5), discutindo política e serviços de defesa agropecuária, regularização fundiária e acesso à terra, crédito rural e planejamento e gestão em secretarias municipais de Agricultura.