Seminário sobre política estadual de prevenção social à criminalidade reúne centenas de profissionais em todo o estado

  • ícone de compartilhamento

Mais de trezentos profissionais que atuam em todo estado nos programas de Prevenção à Criminalidade da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), estiveram reunidos nesta quarta-feira (1/12) participando do I Webinário da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade do Estado.

 O evento, voltado para os profissionais que atuam na área e para os servidores da Supec, trouxe como tema práticas inovadoras na prevenção de violências e da criminalidade. O webinário foi transmitido pelo canal do YouTube da pasta com o objetivo de proporcionar reflexões sobre as experiências durante as restrições da pandemia da covid-19, com foco nas adaptações para a atuação dos programas de prevenção gerenciados pela política estadual de segurança pública. Todas as apresentações estão disponíveis para acesso no canal da Segurança Minas. Até o momento, o evento já conta com mais de 1.180 visualizações.

 A mesa "Desafios da pandemia e inovações que ficarão para o futuro" contou com a presença de autoridades importantes e com ampla expertise sobre a temática. Participaram a promotora de Justiça de Direitos Humanos de Belo Horizonte, Cláudia do Amaral Xavier; o psicólogo e diretor Regional de Assistência Social da Regional Leste de Belo Horizonte, Ricardo Marcelo Fait Gorchacov, e a professora do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia do Cefet-MG, Roseane Lisboa.

 A primeira parte do evento ocorreu nesta quarta-feira, entre 9h e 12h, e se encerrou com a apresentação dos resultados da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade em 2021, feita pela subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes Meneghin.

 À tarde, sete grupos temáticos trabalharam sobre quatro eixos: Interação e atendimento ao público em espaços individuais; Interação e atendimento ao público em espaços coletivos; Enfrentamento de fenômenos de violências e criminalidade: desafios e possibilidades e Articulações de rede: desafios e possibilidades.

Para saber mais sobre os Programas de Prevenção Social à Criminalidade, acesse:

http://www.seguranca.mg.gov.br/2013-07-09-19-17-59/a-prevencao