Seminário virtual aborda saúde e sistema prisional no contexto da covid-19

  • ícone de compartilhamento

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu, nessa terça-feira (24/11), o webinário "Saúde e Sistema Prisional: desafios da covid-19". O evento marcou também a conclusão e encerramento da segunda turma do curso de "Qualificação em Saúde para os Trabalhadores do Sistema Prisional de Minas Gerais". Estes profissionais atuam em unidades prisionais que, além da custódia, realizam atendimento médico-hospitalar.

A mediação do evento foi feita pela referência da ação educacional ecCoordenadora de Educação, Trabalho e Saúde da ESP-MG, Anísia Chaves. Em mensagem de abertura, a diretora da ESP-MG, Jordana Costa Lima, destacou o desafio de se promover a qualificação dos profissionais que trabalham com os privados de liberdade. Ela também falou da importância de se possibilitar a interface entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o sistema prisional.

Em debate

O seminário virtual contou com apresentação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que detalhou, por exemplo, a situação da saúde prisional no Rio de Janeiro, além dos impactos da violência na saúde da população brasileira e de pessoas privadas de liberdade. Os dados foram abordados pela pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, Patrícia Constantino.

Na sequência, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) levou ao debate, por meio de sua Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor, a valorização do profissional de segurança pública e os desafios enfrentados nesse período de pandemia, assim como a necessidade de se investir na capacitação dos trabalhadores. "É por meio do trabalhador que conseguimos mudar a realidade do serviço”, pontuou a diretora Vilene Guimarães.

Também presente na ação virtual, a superintendente da Subsecretaria de Direitos Humanos de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Gabriela Diniz, falou, entre outros tópicos, sobre o direito à saúde como um direito social que, no caso do Brasil, está inclusive na Constituição. “A saúde é o estado de bem estar físico, mental e social, não considerando somente a ausência de doença”, enfatizou, referindo-se ao conceito jurídico definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS),

O webinário pode ser conferido, na íntegra, no Canal da ESP-MG no Youtube.