Seminário virtual discute perdas no abastecimento de água

  • ícone de compartilhamento

A Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) e a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) promovem, em 26/8, a partir das 9h, o 10º Webinar do Programa Regulação em Foco, com o tema “Indicadores, gestão de ativos e tecnologias para controle e redução das perdas de água”. Haverá transmissão ao vivo no canal oficial da Arsae-MG no YouTube.
 
O encontro vai debater questões como impacto financeiro e ambiental, além do desperdício provocado pelas perdas de água que contribuem para o estresse hídrico, comprometendo a disponibilidade desse recurso e seu uso pelas gerações futuras. 
 
Segundo os organizadores, as perdas podem ser relacionadas, por exemplo, a vazamentos, falta de hidrômetros, erros de medição, ligações clandestinas e roubo de água (gato). 
 
Dados do SNIS (Sistema Nacional de Indicadores sobre Saneamento), divulgados pelo Instituto Trata Brasil, apontam que, em 2018, o país perdeu 38,45% de volume de água na distribuição, ou seja, para cada 100 litros de água produzida no Brasil, 38 foram perdidos diariamente. 
 
Programa 
 
O seminário virtual será dividido em três blocos e vai abordar, sob a ótica das perdas de água, os seguintes assuntos: visão regulatória dos conceitos, indicadores e metodologias de incentivo, gestão de ativos, diagnóstico e planejamento e universo das tecnologias. 
 
De acordo com a equipe organizadora, o objetivo do evento é permitir a criação de caminhos para minimizar as perdas de água e, por consequência, onerar menos a população, além de garantir maior sustentabilidade na utilização desse recurso. Haverá emissão de certificado de participação para todos aqueles que assistirem ao evento pelo Youtube e preencherem o formulário que será disponibilizado.
 
Confira a programação completa no site da Arsae. Acesse aqui