Seminários virtuais abordam assistência a pacientes com covid-19 em todas as macrorregiões do estado

  • ícone de compartilhamento

Desde que a pandemia de covid-19 chegou ao país, muitos desafios foram apresentados para a sociedade e, especialmente, para os serviços e a gestão em saúde, que foram tensionados a oferecer respostas rápidas e efetivas para o enfrentamento da doença e de suas consequências. Frente a essas necessidades, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG (NUGG-UFMG) programaram uma série de seminários virtuais, com envolvimento de todas as 14 macrorregiões de saúde do estado. 

Com o tema “Avaliação da funcionalidade dos usuários do SUS após infecção pela covid-19”, os webinários começaram em fevereiro e terminaram nesta sexta-feira (3/9), na macro Triângulo do Sul. A iniciativa promoveu discussões de casos clínicos e a troca de conhecimentos entre os profissionais dos municípios, gestores, equipe da SES-MG e os médicos especialistas do NUGG-UFMG, que auxiliaram na orientação e condutas para o enfrentamento da realidade pós-covid-19, garantindo a continuidade dos cuidados dos usuários.

A proposta metodológica dos encontros incluiu a exposição de casos clínicos reais de usuários locais, que foram assistidos na Rede de Assistência em Saúde (RAS) por profissionais que atuam nos municípios das macrorregiões. 

Os webinários integraram o projeto Cuida de Minas, que foi criado para garantir integralidade e continuidade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com condições crônicas e com outras condições de saúde que precisam ser assistidos mesmo em tempo de pandemia. Saiba mais em: saude.mg.gov.br/cuidademinas

Os seminários virtuais estão disponíveis, na íntegra, no canal da ESP-MG no Youtube. Confira depoimentos e outros destaques da série em www.esp.mg.gov.br.