Seplag promove seminário sobre processos de captação de recursos

  • ícone de compartilhamento

Com a finalidade de disseminar conteúdos relacionados às etapas dos processos de captação de recursos para o Estado, desde a elaboração de projetos e apresentação de proposta ao possível concedente até a prestação de contas dos serviços, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), promoverá, entre os dias 15 e 19/3, o seminário virtual "Convênios de Entrada e Instrumentos Congêneres".

O evento, realizado por meio da a Diretoria Central de Gestão de Convênios de Entrada (DCGCE), é voltado para os servidores públicos estaduais e as inscrições poderão ser feitas gratuitamente neste link.

Desafios

A diretora Central de Gestão de Convênios de Entrada da Seplag, Caroliny Miranda, explica que em um cenário fiscal de escassez de recursos financeiros, como o atual, a captação e execução de investimentos não reembolsáveis, por meio de convênios de entrada e instrumentos congêneres, é uma alternativa eficaz para atendimento das demandas da população mineira, bem como para a manutenção das políticas públicas vigentes.

"Esperamos otimizar a captação de recursos, qualificando a elaboração de projetos pelas equipes técnicas dos órgãos, minimizando erros recorrentes durante a execução orçamentária e financeira de convênios, apresentando sistemas de informação que facilitam a gestão e operacionalização dos instrumentos. Como resultado final, ampliaremos as políticas públicas ofertadas aos cidadãos mineiros", afirma Caroliny.

Segundo a gestora, o seminário é destinado aos servidores estaduais que trabalham com captação de recursos nos órgãos e entidades e também àqueles que atuam na elaboração de projetos, na execução orçamentária e financeira dos instrumentos e no acompanhamento da adimplência do Estado, uma vez que a iniciativa pode gerar impactos positivos também nos percentuais na arrecadação.

Ao se inscrever no seminário, o servidor deve informar o órgão de trabalho e a área relacionada aos convênios de entrada e instrumentos congêneres em que atua, podendo participar de até seis palestras, que serão ministradas por representantes da Seplag, da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) e do Ministério da Economia.


Confira, a seguir, a programação de palestras:

Captação de Recursos não reembolsáveis
15/3/2021 (segunda-feira), das 9h às 12h30

Banco de Projetos e elaboração de projetos
16/3/2021 (terça-feira), das 9h às 12h30

Execução de Convênios de Entrada e instrumentos congêneres no Estado de Minas Gerais (parte 1)
17/3/2021 (quarta-feira), das 13h30 às 17h30

Execução de Convênios de Entrada e instrumentos congêneres no Estado de Minas Gerais (parte 2)
18/3/2021 (quinta-feira), das 9h às 11h

Adimplência do Estado de Minas Gerais
18/3/2021 (quinta-feira), das 11h às 12h30

Modelo de Excelência e Gestão - MEG para recebimento de Transferências Voluntárias da União
19/3/2021 (sexta-feira), das 9h30 às 12h30