Série da Rede Minas sobre educação inclusiva vence prêmio
A equipe de jornalismo da Rede Minas, emissora pública de Minas Gerais, conquista o prêmio Conif de Jornalismo com a série de reportagens “Tecnologia Inclusiva”, do repórter Renato Franco. A iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é valorizar a contribuição da mídia na difusão do conhecimento público sobre a educação profissional, científica e tecnológica.
A série conta com três matérias sobre tecnologias que promovem a inclusão de gênero e de surdos na educação técnica superior, além de acessibilidade e cidadania. O público ainda pode conferir as reportagens no canal do Jornal Minas.
Além de Renato Franco, trabalharam na série Atalissa Rosa (produção); Primitivo Filho e Patrick Lima (imagens); Izabel Zoglio (na edição); Sabrina Rocha (intérprete de libras); Bruna Cevidanes (edição de imagens e finalização); e Matheus Rufino (divulgação em redes sociais).
“Estamos orgulhosos porque foi um trabalho em equipe, desde a apuração dos cases, passando pela captação de imagens e edição primorosas, além da distribuição estratégica dos conteúdos em nossos canais de comunicação. Produzimos conteúdo de interesse público com qualidade. O Prêmio Conif de Jornalismo é resultado desse esforço coletivo”, afirma Franco.
Concorrendo com diversos veículos do país, a série reforça o compromisso com a qualidade de conteúdo que a emissora oferece e a valorização do trabalho dos profissionais. Para Franco, o prêmio é um importante reconhecimento do mercado ao jornalismo da Rede Minas. “Pautamos a série pelo exemplo vigoroso de professores e alunos de Minas Gerais que investem em projetos inovadores, mas com um olhar atento sobre o outro. A tecnologia inclusiva, título da série, deve ser premissa à formação mais humana”, afirma.
O prêmio
Criado em 2018, o Prêmio Conif de Jornalismo surgiu como ação comemorativa dos dez anos dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica. A premiação passou a fazer parte do calendário permanente da instituição, incentivando a geração de conteúdo autêntico e contribuindo para qualificar o conhecimento público sobre a educação profissional, científica e tecnológica.