Série e evento virtual destacam a versatilidade da palma forrageira

  • ícone de compartilhamento

A alimentação humana é mais um dos caminhos para aproveitamento da palma forrageira, planta comum em regiões secas e geralmente usada na dieta de rebanhos.  

E é justamente essa versatilidade o tema da série de web “AgroTecnologia no dia a dia”, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa - MG).

O programa mostra o uso culinário do ingrediente para a preparação de receitas como sucos, geleias, farofa e saladas.

“No México, país de origem da palma, o consumo na alimentação humana é cultural. Também no Norte de Minas já é comum o picadinho de palma e o fruto é conhecido popularmente como ‘figo da Índia’”, conta Ariane Castricini, pesquisadora em pós-colheita da Epamig.

Nutrientes

Rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro e vitaminas como B1, B2 e vitamina A, a palma tem sabor suave, característica que torna o ingrediente fácil de combinar a outros preparos.

O vídeo da série traz a coordenadora técnica regional de bem-estar social da Emater-MG de Janaúba, Maria Aparecida Fagundes, apresentando alguns dos pratos com palma famosos no Norte de Minas.

Evento

Na segunda e na terça-feira (21 e 22/9), a Epamig promove o PalmaTech On-line, evento virtual que tem o objetivo de difundir a cultura da palma forrageira.

A programação apresenta tecnologias e novidades para o cultivo da palma.

A inscrição é gratuita. Acesse aqui.