Serviço de Assistência às Pessoas em Situação de Violência é apresentado aos novos conselheiros tutelares

  • ícone de compartilhamento

A segunda e última etapa do primeiro curso de formação para novos conselheiros tutelares reuniu 370 pessoas, entre membros eleitos e representantes de 82 municípios ligados à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Os conselheiros vão atuar a partir de janeiro de 2020. 

A capacitação, realizada em 10/12, incluiu palestras teóricas sobre a legislação que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a elaboração e o aperfeiçoamento dos regimentos internos de cada conselho, entre outros temas. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentou o Serviço de Assistência às Pessoas em Situação de Violência no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), referência no município e no Norte de Minas na abordagem multidisciplinar.

A socióloga Theresa Raquel Martinez foi uma das palestrantes. Ela explicou o fluxo de assistência dos casos, sobretudo, de violência sexual. Também enfatizou a construção da rede de atendimento que está sendo criada em Montes Claros. “Queremos garantir celeridade para fazer com que o trabalho seja cada vez mais efetivo, especialmente em situações envolvendo crianças e adolescentes”, disse. 

Articulado pela Amams, o curso ocorre em parceria com Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas, Associação dos Municípios do Médio São Francisco (Amesf), Fórum de Conselheiros Tutelares de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Unimontes e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Vara da Infância e Juventude de Montes Claros.