Serviços de meio ambiente do Estado têm 90% de aprovação

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) manteve, ao final do primeiro semestre de 2020, o índice de 90% de aprovação de empreendedores que solicitaram licenças ambientais para operar no estado. 

A pesquisa de satisfação é realizada após a tramitação de processos no Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA), ferramenta implantada em outubro de 2019, pela secretaria, para promover digitalização, modernização e maior transparência do licenciamento ambiental.

A partir dessas reorganizações, a Semad teve um salto de 84% em produtividade entre 2016 e 2020. Há quatro anos, a capacidade de análise processual, por mês, era de 59 requerimentos. Ao final do primeiro semestre deste ano, passaram a ser verificados até 391 pedidos de licenciamento por mês.

Ao todo, 262 empreendedores responderam à pesquisa. Outro bom resultado alcançado pela Semad no primeiro semestre de 2020 foi em relação à redução do passivo de processos de licenciamento. Entre janeiro e junho de 2020, foram eliminados 308 requerimentos que estavam pendentes. Ao todo, no primeiro semestre, a Semad recebeu 2.505 novas solicitações de licenças e conseguiu eliminar 2.813 pedidos.