Servidora da ESP-MG aborda judicialização da saúde em simpósio internacional
A servidora da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e coordenadora técnica da Especialização em Direito Sanitário da ESP-MG, Luciana d´Ávila, esteve em Bogotá, na Colômbia, de 31/10 a 4/11 para participar do Seventh Global Symposium on Health Systems Research (HSR2022), onde apresentou o trabalho intitulado: Una nueva mirada a la judicialización: contribuciones de un estudio comparativo de la realización del derecho a la salud en Brasil y Colombia.
A apresentação de Luciana d´Ávila ocorreu em mesa temática intitulada "Recursos do sistema de saúde: quem são as prioridades?" Também se apresentaram pesquisadores da Colômbia, Filipinas, Vietnã, México e Canadá.
Luciana discorreu sobre resultados parciais de sua tese de doutorado, em produção, em que faz um estudo comparativo da realização do direito à saúde no Brasil e na Colômbia, nas perspectivas históricas da judicialização da saúde. A pesquisadora faz um estudo mais aprofundado do caso colombiano, para discutir o sistema brasileiro. E sua hipótese inicial é a de que o Sistema Único de Saúde (SUS) está se aproximando do sistema colombiano (Sistema General de Seguridad Social en Salud – SGSSS).
Luciana d´Ávila foi para o Simpósio com apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), da própria organização do evento e do programa de pós-graduação da UFMG, ao qual está vinculada.
Clique aqui para acessar o artigo A judicialização da saúde no Brasil e na Colômbia: uma discussão à luz do novo constitucionalismo latino-americano.
Confira, neste link, entrevista com Luciana d´Ávila- coordenadora técnica da Especialização em Direito Sanitário da ESP-MG.