SES-MG promove debate virtual sobre saúde da mulher e barreiras sociais

  • ícone de compartilhamento

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, nesta sexta-feira (27/5), o seminário virtual “Saúde da Mulher e barreiras Sociais”, voltado para gestores e prestadores de serviços de saúde e ao público em geral. O evento será on-line, das 9h às 12h, com transmissão pelo canal do canal da secretaria no Youtube

Segundo a especialista em Políticas e Gestão em Saúde e referência técnica da Coordenação Materno Infantil da SES-MG, Nayara Clara Lopes Moreira, os óbitos maternos são evitáveis na grande maioria dos casos e refletem as condições de vida, a ausência ou a fragilidade de políticas sociais e leis que garantam os direitos de cidadania e a participação social, além de serem uma violação dos direitos humanos. “No webinário teremos discussões voltadas para as barreiras na saúde da mulher no contexto de direitos legais, sociais e assistenciais, com enfoque no autocuidado e na gestão das políticas públicas”, explica. 

O evento é ainda uma das ações do Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil de Minas Gerais, aprovado em outubro de 2021 por meio da Deliberação CIB-SUS/MG N° 3.564. O plano propõe ações que possibilitem avanços na melhoria da saúde materno-infantil, objetivando a redução do número de óbitos maternos e infantis por causas evitáveis em todo o território estadual, no período de 2021 a 2023. 

O webinário também faz referência ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade. 

 

Confira a programação do webinário

* Conferência “Saúde da Mulher: Direitos Legais” - Samantha Vilarinho Mello Alves, defensora pública auxiliar da Defensoria Pública Geral com a função de Coordenação Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres. 

* Espaço de Debate “Barreiras na Saúde da Mulher”. Moderadora: Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar, médica especialista em ginecologia e obstetrícia e em genética médica, presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Estado de Minas Gerais e consultora técnica da Coordenação Materno Infantil da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. 

* Aspecto social: Luísa Helena Martins Saraiva Doula, advogada, co-proprietária e fundadora da Casa das Pretas 

* Aspecto Assistencial: Isabelle Cleyre do Rosário Lima Enfermeira na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Ângela, no município de Poços de Caldas. 

* Aspecto gestão: Camila Moreira de Castro, subsecretária de Políticas e Ação de Saúde no Estado de Minas Gerais