Simulado de emergência ambiental envolve 250 moradores em Mariana

A Diretoria de Prevenção e Emergência Ambiental (Deamb) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou de um simulado de emergência ambiental nas proximidades da Barragem Germano, em Mariana, na região Central do estado.

A ação envolveu cerca de 250 moradores, que foram orientados sobre as normas previstas no Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração (Paemb). Participaram da atividade pessoas dos distritos de Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Cima, Paracatu de Baixo, Pedras, Borba e Campinas.

Simulado

Organizado pela Defesa Civil de Mariana, o simulado contou com a parceria da Samarco, da Prefeitura de Mariana, da Polícia Militar, da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar, além da Semad. A iniciativa tem como função testar a atuação integrada e articulada dos órgãos públicos envolvidos nesse tipo de atividade.

O planejamento e a realização da ação contaram com a participação de pessoas das comunidades, das secretarias municipais de Mariana, além de moradores integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), formados por grupos de voluntários que têm como objetivo identificar e minimizar os riscos no ambiente, no caso de um eventual desastre, até a chegada dos órgãos públicos.

A Semad participou do simulado desde a fase de planejamento, iniciada em junho deste ano. Na ocasião, foi realizado um simulado de mesa do Plano de Apoio ao Gerenciamento de Crise. O simulado de mesa representa uma emergência e visa preparar a empresa e os órgãos públicos para uma situação real. Um simulado de mesa preparatório também foi realizado uma semana antes do evento, dando subsídio para a organização logística e a realização do treinamento preparatório.

O analista ambiental da Deamb Antônio Carlos Rosa participou da uma reunião para organizar a estratégia de conduta do simulado. Foi realizada, também, uma missão de reconhecimento do território, no distrito de Ponte do Gama, uma das áreas consideradas para a ação.

Durante a atividade, o analista participou enquanto observador e avaliador. “Ao avaliar o simulado, foi possível verificar toda a dinâmica do exercício para, posteriormente, em uma análise conjunta com as comunidades que estão dentro da mancha de inundação, a empresa e órgãos públicos poderem superar as dificuldades apresentadas durante o evento". observa. "Isso tudo para que, em um caso real, os agentes envolvidos tenham uma melhor performance de resposta a uma emergência ambiental”, complementou Antônio Carlos.

Durante todo o sábado (21/9), data de realização do simulado, também foi oferecido aos moradores atendimento de Saúde e vacinação antirrábica para cães e gatos. Os animais de grande porte foram cadastrados para que recebam, posteriormente, atendimento pela Secretaria Municipal de Agricultura.