Sisema recebe profissionais que vão atuar na recuperação ambiental na Bacia do Paraopeba

  • ícone de compartilhamento

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) acaba de apresentar 31 profissionais contratados temporariamente para acompanhamento das ações de reparação ambiental que estão sendo executadas pela Vale, em Brumadinho, em decorrência do rompimento da barragem B-1.

Entre os contratados há profissionais com formação em engenharia florestal, agronomia, ciências biológicas, geografia, engenharia biológica, engenharia ambiental, engenharia civil, geologia, química, engenharia sanitária e ambiental, engenharia agronômica, gestão ambiental, estatística, química industrial, engenharia de minas e sistemas da informação. Eles passam a integrar o corpo técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) nas atividades junto ao Comitê Pró-Brumadinho.

Os agentes públicos recrutados temporariamente também participarão, até o fim da semana, de novos encontros com as áreas técnicas do Sisema para conhecer as especificidades de cada órgão.

Contratação

As contratações dos novos servidores ocorreram por edital de processo seletivo público simplificado. Os selecionados assinaram contrato por seis meses e os vínculos poderão ser prorrogados pelo Sisema, caso exista a necessidade, com prazo que pode ser estendido no máximo até 26 de maio de 2022. 

Cabe ressaltar que todos os custos para a manutenção dos cargos serão arcados pela mineradora.

A Semad informa ainda que, além das 31 que acabaram de ser preenchidas, outras nove vagas estão em trâmites finais para oficialização. A definição ocorrerá antes do início das atividades.