Sistema InovaLácteos promove aceleração de startups do setor
O Sistema InovaLácteos vai acelerar, por três anos, mais de 120 startups em busca de soluções tecnológicas para a cadeia do leite de Minas Gerais. O sistema foi lançado na última semana durante o Minas Láctea 2021, evento organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A solenidade virtual teve mais de 400 visualizações.
“O que seria de Minas sem o seu tradicional pão de queijo e os nossos deliciosos queijos artesanais? Mas nem só de tradição chegamos até aqui. A inovação e a tecnologia também foram, certamente, marcantes para fazerem de Minas esta potência na cadeia do leite”, destacou a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, sobre o papel da cadeia produtiva do leite no estado.
Também na solenidade, o superintendente de Inovação Tecnológica da Sede, Pedro Emboava Vaz, ressaltou a importância de se incentivar e aumentar a eficiência dos pequenos produtores, das cooperativas e das empresas do leite.
O Sistema InovaLácteos será executado pela Agência de Inovação - Polo do Leite e tem o apoio do Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), além de contar com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O sistema, inclusive, segundo o presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, está alinhado à estratégia de desenvolvimento de uma plataforma chamada “Tecnologias da Cadeia Produtiva do Leite”, que conecta conhecimentos e competências do Estado ao setor empresarial.
Com esse projeto, pontuou o presidente da Agência de Inovação – Polo do Leite, José Luiz Bellini, “Minas, que é o maior produtor de lácteos, terá a condição de se transformar em um grande centro de inteligência e inovação para este setor”.
Após a solenidade de lançamento, um painel reuniu representantes de diversos segmentos da cadeia do leite, como a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Minas Gerais (Silemg) e a Associação Mineira de Supermercados (Amis), além de uma representante dos institutos tecnológicos do estado e o fundador de uma startup.
O vídeo do lançamento do Sistema InovaLácteos está disponível no canal da Seapa no Youtube.